A Colônia São Paulo, atual Ascurra, começou em 15 de novembro de 1876. Já os salesianos aqui chegaram em 1916 para prestar assistência religiosa aos imigrantes e formar futuros salesianos. Dedicaram-se também a atividades de Ensino Básico e Agrícola.

 

Em 1922, o engenheiro Heitor Schneider, irmão salesiano, deu início à construção do prédio para abrigar seminaristas (aspirantes à vida salesiana, irmãos e sacerdotes).Entre 1940 e 1950, com projeto do arquiteto Simão Gramlich, foram construídos capela, dormitórios, sala de estudos, cozinha e refeitórios. Muitos dos recursos, inclusive para o teatro inaugurado em 1955, padre Simon Maicker os obteve junto à comunidade católica dos Estados Unidos da América do Norte.

 

Em 1º. de março de 1926, 45 alunos inauguraram o primeiro ano letivo do atual Colégio, que como casa de formação à vida salesiana abrigou 300 seminaristas internos em 1962. A implantação do Segundo Grau, hoje Ensino Médio, ocorreu em 1971. Em 2001 retornou o Ensino Fundamental de 1ª. a 4ª. Série. Em seguida, foi elaborado o projeto para a Educação Infantil.

 

 Os alunos do Colégio São Paulo procedem de nove municípios da região. Recebem ensino no estilo do Sistema Preventivo de Dom Bosco, com prática mais que secular em múltiplos e diferentes ambientes culturais de nosso planeta. É uma pedagogia vivida em rede mundial a serviço da juventude. Em nossa pátria, mais de uma centena de escolas dos três níveis fazem parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE).

 

© Colégio São Paulo - Todos os direitos reservados.

NDA2 Conteúdo e Convergência